#WebinarsActualidad: “Juegos de exclusión”

Nueva propuesta de encuentro virtual de #MuchoconPoco

Este viernes 19 de Agosto a las 9:00 hs (México-Ecuador), 11:00 hs (Argentina-Brasil) llevaremos a cabo el primer #WebinarsActualidad de Mucho con Poco donde se abordarán temas de interés general a nivel regional, en este caso sobre los llamados #JuegosdeExclusión en el marco de los #JuegosOlimpicosRio2016 en #Brasil. 

En el mismo participarán:

-Pedro Cunha, artivista e advocate contra os crimes para a realização do campo de golfe olímpico. É colaborador do “OcupaGolfe”, “golfe para quem?” e “VivaHoje” com artividades realizadas e participação em eventos denunciando a causa desde 2012. O OcupaGolfe é movimento feito de pessoas que juntas conseguiram denunciar para o mundo os crimes relacionados ao campo de golfe olímpico. Crimes de Improbidade Admnisitrativa, Corrupção e crimes ambientais. A ocupação física foi de dezembro de 2014 a abril de 2015 sendo uma das mais longas da cidade desde uma resignificação do espaço publico da cidade desde 2013 pela juventude e movimentos sociais, ocupando as ruas e ocupando tudo. A ocupação fisíca acabou mas o OcupaGolfe segue vivo em eventos culturais e conceituais relacionados a participação e ação direta da sociedade civil em espaços de decisão.

-Caru Schwingel de Jornalistas Livres é pesquisadora, professora, ativista e empresaria. Jornalista (UFRGS), mestre e doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneos (UFBA), com pós-doutorado em Fotônica e Novas Mídias (Mackenzie). Foi co-fundadora da Casa da Cultura Digital-SP e íntegra o coletivo Jornalistas Livres. Professora da graduação e do mestrado profissional em jornalismo da ESPM/SP. #JornalistasLivres é uma rede de coletivos originada na diversidade. Existimos em contraponto à falsa unidade de pensamento e ação do jornalismo praticado pela mídia tradicional centralizada e centralizadora. Pensamos com nossas próprias cabeças, cada um(a) de nós com sua própria cabeça. Os valores que nos unem são o amor apaixonado pela democracia e a defesa radical dos direitos humanos.

-Rodrigo Mac Niven, Diretor do documentario OLYMPIA, sempre buscando temas ousados, que permitam explorar linguagens novas e emocionantes, o cineasta e roteirista Rodrigo Mac Niven é entusiasta das formas colaborativas de criação e produção dos projetos. Acredita na construção de redes de profissionais e produtoras independentes como quebra de paradigma do mercado audiovisual, limitado a modelos insuficientes de financiamento, produção e distribuição. OLYMPIA é uma cidade submetida a um sistema político corrompido, fundamentado pela concentração de poder e pelos privilégios. O ponto de partida para o enredo é a construção de um campo de golfe para os Jogos Olímpicos dentro de uma reserva ambiental da cidade. A história, repleta de coragem e investigação, revela os bastidores obscuros da prefeitura de Olympia. O filme traz uma discussão sobre o fenômeno da corrupção, estimulando a reflexão sobre a construção coletiva da vida a partir da política e da sociedade, com foco na importância de se pensar a cidade como ponto inicial e crucialpara mudanças estruturais.

El renovado ciclo de #WebinarsActualidad busca acercar experiencias, diálogos y herramientas para fortalecer el accionar de activistas en América Latina. De ese modo, la generación de un espacio online permite poner en contacto a líderes emergentes de espacios diversos de América Latina, logrando la conformación de una red regional de intercambio de experiencias y conocimientos y debatiendo sobre temas de interés y de urgencia regional.

webinarsactualidad22